top of page

#QUAL O SEU ESTILO PARTE I - MODERNO

Hoje vou iniciar uma série para ajudar a definir e conhecer os estilos mais usados na decoração. Claro que isso é muito relativo, e nós não podemos rotular, mas é uma maneira de conhecermos cores, acessórios e estilos de mobiliário que nos ajude a remeter cada estilo na hora de decorar.

O primeiro que eu vou falar é o estilo moderno. Na arquitetura, o movimento modernista surgiu atráves de diversos conceitos diferentes: como o estilo livre de ornamentos de Le Corbusier, a integração com a natureza de Frank Lloyd Wright e arquitetura da Escola Bauhaus. A industrialização e o abandono das formas de produção artesanais foi um dos grandes pontos para a introdução do estilo moderno.

Villa Savoye - Projeto de Le Corbusier

Sabendo que então, um dos principais conceitos da arquitetura modernista, é a mínima de Mies Van Der Rohe "Menos é Mais", vamos aplicá-los à decoração.

O estilo moderno fica ótimo em qualquer ambiente: salas, quartos, banheiros e inclusives áreas de serviço. Porém adapta-se perfeitamente em espaços pequenos, justamente por seus elementos gerarem um efeito de amplitude.

A aplicação de texturas deve ser moderada: evite mistura-las, ou aplicar texturas que "pesem" no ambiente (como o famoso grafiatto que muita gente ainda usa. Atualmente o mercado oferece diferentes tipos de texturas que combinam perfeitamente com tudo que há de moderno. A Suvinil possui uma linha de Efeitos bemmmm interessante - as texturas acima são a concreto aparente e a textura de efeito camurça. Gosto muito das duas.

Aposte em acessórios leves, sem exagerar nas cores, e nos adornos. Os bibelôs devem ser deixados de lado neste caso.

Formas geométricas em estampas, tapetes, papéis de parede ou mesmo revestimentos são muito bem-vindas. Selecione cores neutras para compor o seu espaço, e aproveite ;)


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page