Madeira, MDF ou MDP?

Atire a primeira pedra quem nunca ficou com uma dúvida sobre qual desses materiais é melhor de usar. Se você também já ficou se perguntando qual a diferença entre madeira, mdf e mdp, esse post vai te ajudar =)

madeira mesa natural.jpg

Madeira


Vamos começar pela definição mais simples: a madeira é um material leve e resistente, produzido pelas plantas lenhosas e faz o papel de sustentação das mesmas. Bastante usada na arquitetura e na engenharia civil, sendo sua principal característica a absorção de água.

As madeiras diferenciam-se de acordo com a espécie das árvores que produzem um material duro ou macio, além da variação das cores também.

O uso deste material sustentável, resistente e econômico, deixou de ser importante apenas na questão estrutural e passou a ser um item indispensável na decoração. Suas características naturais como os veios e as diferentes tonalidades, enriquecem e proporcionam uma composição inusitada nos projetos.


Mas onde posso usar madeira?


Espécies com alta densidade, podem ser usadas na estrutura das casas como por exemplo Cumaru, Pequiá, Itaúba,Jatobá entre outras.

Para espaços externos, como decks por exemplo, utiliza-se o nó de pinus, o cumaru e o ipê, porém lembrando que devem ser aplicados vernizes ou impregnantes, para proporcionar uma vida mais longa ao material.


E no banheiro? Pode?


Atenção para este parágrafo: SIM, PODE. Porém, devemos evitar de instalarmos a madeira em paredes molhadas (como a do box), evitando o contato com água para que o material não fique com fungos.

Nos banheiros, usamos a madeira nas bancadas, ou em lambris fazendo detalhes nas paredes.


banheiro madeira.jpg

MDF


MDF é a abreviação da sigla Medium Density Fiberboard - Fibra de Média Densidade. É um painel industrial, composto por fibras de madeira compactadas entre si. Estas fibras são de cultivos sustentáveis de árvores como Eucaliptus e Pinus, por isso, é conhecido por sua sustentabilidade.

Pode ser encontrado com acabamentos como:


- Natural (sem nenhum tratamento)

- Revestimento com laminado de baixa pressão (BP) : lâmina celulósica com resina que é fundida aos painéis de madeira resultando em um aspecto liso, com cores ou texturas e de alta resistência.

- Pintada: Laqueado com texturas amadeiradas ou cores


Onde posso usar o MDF?


Este material não é recomendado para uso externo e não deve ser exposto ao contato com água.


25fce2668b2eade4e9a3cc9c6dac4343.jpg


MDP


Medium Density Particleboard - Partículas de Média Densidade, este é o significado da sigla MDP.

Como o MDF, também é um painel industrializado, porém suas partículas são dispostas de forma diferente: as maiores estão concentradas no centro, e as mais finas na parte externa.É uma tecnologia nova dentro dos painéis aglomerados. Permite flexão, parafusos e é normalmente usado na indústria de móveis.

Recebe os mesmos acabamentos do MDF e também é de origem sustentável.

Também não deve ter contato com água.








Gostaram? Dúvidas esclarecidas? rs Vamos estender mais esse assunto no próximo post ok?

Beijinhos <3



Posts Recentes